A Psicologia

POR QUÊ BUSCAR UM PSICÓLOGO

Até pouco tempo atrás acreditava-se que só era válido buscar um psicólogo se o sujeito estivesse padecendo dos piores males que pudessem existir, entretanto cada vez mais vamos conhecendo esse profissional e vendo que não é somente esse o seu trabalho.

Cada pessoa busca o consultório de um psicólogo por uma razão pessoal, uns podem estar sentindo a necessidade de questionar aspectos da vida, de elaborar um trauma ou de dividir sua angústia.

Outros podem ter como demanda terapêutica, um transtorno psicológico, alguma dificuldade social, uma perda, o fim de um relacionamento importante, a morte de um ente querido, um conflito específico, ou estarem em busca de conhecerem suas forças, talentos e potencialidades e se aprimorarem em determinada área.

Muita vezes, o que observo no cotidiano clínico são pessoas que chegam com algum “nó” em suas vidas. Alguma coisa está acontecendo, dentro ou fora deles, que começa a atrapalhar o seu modo de funcionamento e prejudicar seu humor e bem estar habituais. Ou seja, começam a observar que não estão conseguindo funcionar tão bem como gostariam, seja no trabalho, no relacionamento conjugal ou com amigos, nos estudos, etc.

Independente de qual seja o motivo ou a natureza do sintoma que leve sujeito até o consultório, a finalidade máxima da terapia é o autoconhecimento.

Se é que existe liberdade absoluta, acredito que ela esteja vinculada ao conhecimento e a aceitação de si mesmo, para que assim, se possa agir no mundo com mais consciência, fluidez e assertividade.

 

E O QUE É UM PSICÓLOGO?

É o profissional que se dedica a estudar os aspectos psíquicos do ser humano, buscando compreender como a interação das vivências pessoais, emoções, cognições e comportamentos formam a personalidade de cada um.

Tem como objetivo atuar como um espelho, para que você cada vez mais consiga se ouvir, se aceitar, se encontrar com o seu desejo e com isso possa se entender melhor e agir na vida com mais consciência e liberdade de ser quem realmente é.

A função do psicólogo é auxiliá-lo a perceber seu padrão de funcionamento, de modo a encontrar suas próprias respostas para escolher seus caminhos mais de acordo com o que acredita, funcionando melhor e superando obstáculos.

Tel: (21) 99816-0789